Ouvido | Nariz | Garganta
Dr. Jaime Arrarte
Clínica e Cirurgia
Tratamento da hipertrofia de cornetos nasais
Tratamento Clínico:
É muito comum pessoas que apresentam uma hipertrofia de cornetos, terem associados uma rinite alergica, aumentando ainda mais a obstrução nasal. Nestes pacientes, muitas vezes somente o tratamento medicamentoso é suficiente para levar a uma diminuição dos cornetos, melhorando os sintomas de obstrução e da rinite. As medicações empregadas podem ser sistêmicas (por via oral) ou locais (intranasais)
Tratamento do Desvio de Septo Nasal: Geralmente o desvio septal leva a uma hipertrofia dos cornetos. Com a correção do desvio, a tendência dos cornetos é voltarem ao tamanho adequado. Esta regreção ocorre de maneira natural (fisiológica). Casos em que há uma hipertrofia muito grave ou há calcificação deste corneto hipertrófico, esta regreção não ocorrerá de maneira adequada, sendo necessário a ressecção parcial dos cornetos.
Geralmente associa-se na mesma cirurgia, o tratamento do desvio de septo com o tratamento dos cornetos.
É importante um adequado exame nasal para a correta indicação da técnica a ser empregada.
Tratamento Cirúrgico:
Cauterização dos Cornetos: Utiliza-se esta técnica para os casos em que há uma hipertrofia leve a moderada. Com uma agulha introduzida na porção que esta aumentada dos cornetos, liga-se um bisturi elétrico, causando a sua cauterização. Este procedimento é feito em centro cirúrgico, geralmente associado a uma rinoplastia estética ou a uma rinosseptoplastia.
Ressecção Parcial dos Cornetos: Retira-se parcialmente a parte que esta aumentada nos cornetos, desobstruindo a passagem do ar. Usada para casos de hipertrofia moderadas a grave. Também, muito realizada juntamente com a rinoplastia estética ou rinosseptoplastia.
Atenção
As informações contidas aqui são para fins educacionais e não substituem uma consulta médica formal